sexta-feira, 5 de outubro de 2007

MODA ECOLÓGICA

O ser humano errou muito em relação ao meio ambiente e agora vê e sente claramente as consequências desse desrespeito. Com o intuito de consertar esses erros ,um dos mercados de maior potencial neste século é o dos produtos ecológicos voltados ao consumidor final.

A moda acompanha as mudanças e se torna mais ecológica que nunca. No verão vamos começar a perceber a utilização de novas fibras, principalmente a de bambu; porém será só uma introdução do que aparece no inverno...
As empresas investem pesado em fios provenientes de matéria- prima natural ou reciclável.
Abaixo veja algumas de muitas opções existentes no mercado:

Algodão: uma fibra bastante conhecida no mercado têxtil, vem tendo um considerável aumento de produção, porém para diferenciar, algumas empresas exigem que esse algodão seja cultivado sem nenhum tipo de produto químico (agrotóxico).






Juta: Fibra têxtil vegetal, bastante conhecida na confecção de produtos para decoração. Porém o grande aumento do mercado ecológico abre portas para a juta nos acessórios femininos, como bolsas, cintos, detalhes em calçados .Ainda com praticamente a mesma utilização temos os fios de sisal e rami.






Bambu: Essa gramínea é uma das grandes apostas para o verão 2007/08, e pela aceitação que vem tendo deve prosperar. O resultado como fio são roupas leves, macias e absorventes, ou seja tudo o que precisamos para nosso calor tropical, aliás conseguente do aquecimento global.




Fibra de bananeira: Material reciclado,e totalmente artesanal, a fibra é trançada a mão por comunidades de artesaõs, com trabalho baseado em projetos sociais.
Por todo esse trabalho é um fio ainda desconhecido e bastante valorizado.

Palha de arroz: Ainda utilizado somente em tapetes, vem se estudando formas de transformar a fibra em peças ou detalhes do vestuário.


Poliéster japonês: Um fio que pode ser reciclado infinitamente, ou seja a roupa feita desse material pode ser jogada no lixo e virar outras peças e assim por muitos e muitos anos.

Pet: Sabe aquele refrigerante que adoramos? É ele mesmo... você pode vestir a sua embalagem! Cada garrafa gera em média 40 metros de fio que pode se transformar em peças para utilizar diariamente.






Esses são alguns dos produtos que a cada dia estão surgindo, para suprir um consumidor tão preocupado com o meio ambiente.

A Aleze sempre ligada no mundo da moda coloca a disposição de seus clientes produtos ecológicos, veja alguns:


ALGODÃO




JUTA





PET






MISTOS: POLIÉSTER+ ALGODÃO+ LUREX
POLIÉSTER + JUTA+ LUREX